Ler e refletir

Problemas com a Água

       Em 2004 a Sabesp, empresa de abastecimento de São Paulo, renovou a autorização para continuar a exercer sua função, entretanto a demanda era muito grande e não havia estrutura para tudo aquilo, por isso era necessário que fossem feitas diversas obras para aumentar a capacidade de armazenamento de água.  A água só diminuía e a população crescia ignorantes dos problemas que viriam a seguir.
      E nisso fomos vivendo, em 2014, no  ano da reeleição o governador Geraldo Alckimin já tinha promovido algumas obras que eram o suficiente para manter a represa funcionando por mais alguns meses e garantir sua reeleição sempre negando o racionamento, em julho de 2014, o volume útil da cantareira, que atendia a 8,8 milhões de pessoas na grande São Paulo, se esgotou. Com o esvaziamento do reservatórios e as previsões da falta de chuva, São Paulo se afundou na maior crise hídrica dos últimos 80 anos.
     Mas ao final das contas de quem é a culpa? Do governo? Da falta de planejamento? Do fato de 25% da água tratada se perca no caminho entre as distribuidoras e as torneiras das casas? Do aumento exagerado da massa? Não podemos negar a parcela de culpa destas coisas, mas os verdadeiros culpados somos nós, pois sempre soubemos que um dia a água iria acabar, que ela é um recurso não renovável, e mesmo assim continuamos poluindo-as, desperdiçando, sempre com o pensando " A todo mundo faz, então não vai fazer diferença!" ou " Quando ela acabar eu faço alguma coisa!" , nos temos que aprender que não devemos brincar com a vida, pois sem a água não há vida!

O Homem e a Poluição: A que ponto chegamos?

O lixo nas ruas e a poluição das águas

   Já pararam para pensar para onde vai o lixo nas ruas? Pois é o homem vem sendo um grande assassino de animais aquáticos pois a maioria das pessoas colocam lixo na rua ou melhor, jogam o lixo na rua e esse lixo com a ajuda a chuva da chuva ele vai parar no no sistema de drenagem da cidade e provavelmente cairá em algum rio ou lago ou até mesmo no mar e, os peixe e outros animais confundem o lixo com alimentos e assim tentam ingeri-los e acabam morrendo sufocados ou algo do tipo fora que esse lixo polui o local onde cai seja ele no mar, rios ou lagos.

Poluição do solo e lixões

     O lixo que é produzido pelo homem e é depositado em aterros é responsável pela liberação de uma substancia poluente que mesmo estando sob o solo, em buracos"preparados" para este fim, vaza promovendo  a contaminação do solo e talvez até da águas.
   Há um outro problema grave que ocorre nestes aterros é a mistura do lixo tóxico com o lixo comum e isso ocorre por que não ha separação destes materiais e por consequência disso o solo passa a receber perigosos produtos e e com alto potencial de contaminação misturados com o lixo comum e é no solo que produzimos e retiramos a maior parte  da nossa alimentação e o próprio homem o polui comprometendo a própria saúde.

Poluição do Ar - Poluição  Industrial

    A poluição do ar ocorre por causa das grandes fabricas e industrias que soltam poluentes na atmosfera o que ocasiona uma serie de problemas de saúde para o ser humano, geralmente problemas respiratórios estão envolvidos, e alguns casos problema na pele, como irritação ou lacrimação exagerada, infecção nos olhos e alguns outros problema na pele, como irritação ou lacrimação exagerada, infecção nos olhos e  alguns outros problemas, mas ao menos nesse problema o homem junto com a tecnologia vem trabalho duro para diminui-lo, projetando carros por exemplo que poluem menos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário